quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Entrevista exclusiva a Mafalda Tavares (Patrícia)


1 – Pode falar-nos do seu percurso até aos Morangos com Açúcar?
Eu comecei aos 3 anos a ter aulas de ballet, mais tarde tive aulas de contemporâneo, jazz, formaçao musical, violino e flauta transversal, depois fiz os musicais: “Scents of light”, “Rei Leão”, “Aladino”, “Godspell” e mais tarde comecei a trabalhar com o Flipe Lá Féria no Porto onde fiz “Musica no Coração”, “Um Violino no Telhado” e “A Gaiola das Loucas ” aí tive a proposta para vir para Lisboa fazer de novo “A Gaiola das Loucas” quando vim pra cá comecei a estudar no Chapitô, a meio do ano mais ou menos fui fazer o casting para a série de verão dos mca 7 e mais tarde fui chamada para fazer o workshop, fiz e cá estou eu*
2 – Está a gostar de integrar a oitava série de Morangos com Açúcar?
Estou a adorar, está a ser uma experiência completamente diferente, e claro trabalhar com a minha irmã é um prazer
3 – Tem algumas semelhanças com a personagem que interpreta (Patrícia)?
Sim muitas, a patrícia tem a mesma idade do que eu, gosta de cantar e dançar como eu e vem do circo, eu vim do chapitô até mesmo a maneira de pensar é muito parecida… Em muita coisa sou semelhante a patrícia, principalmente na parte em que ambas somos muito felizes*
4 – O workshop foi complicado?
Não digo complicado, mas exigente, adorei fazer o workshop, conheci muita gente e passamos dois meses a ter aulas de canto, dança e representação, foi andar numa verdadeira escola de artes durante dois meses, foi mágico *
5 – Uma mensagem para todos os visitantes do site www.morangosonline.com
Espero que estejam a gostar dos morangos com açucar e espero que gostem da Patrícia, OBRIGADA por o apoio que nos dão, *Um grande beijinho para todos*
Mafalda Tavares (Patrícia)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cátia e Mafalda Tavares : “Somos as melhores amigas”















Uma tem 20 e a outra 15 anos, mas não é a diferença de idades que faz com que as irmãs não partilhem os mesmos objectivos devida. HA FORTES LAÇOS DE SANGUE NA SÉRIE JUVENIL da TVI.
TV 7 Dias — Como está a ser esta experiência em Morangos com Açúcar — Agarra o Teu Futuro?
Mafalda Tavares — Está a ser fantástica. Não há palavras, uma experiência completamente diferente.
Já tinha feito alguma coisa na área da representação?
MT — Já tinha feito teatro com o Filipe Lá Féria. Televisão é muito diferente. Perguntam-me muitas vezes o que é que eu prefiro e eu digo que não sei. Ainda não dá para definir, mas estou apaixonada. Gosto muito deste mundo.
Revê-se na personagem que interpreta na série juvenil da TVI?
MT — A Patrícia Silveira vem do circo e, acima de tudo, é muito feliz. Identifico-me com ela no lado feliz da vida. Saí do Chapitô, onde também estudei arte circense e, agora, vim para os Morangos.
Como foi a mudança de Amarante para Lisboa?
MT — Essa mudança já foi o ano passado, quando vim para o Chapitô e para participar em A Gaiola das Loucas. Nessa altura, surgiu a oportunidade de fazer o workshop da Plural. Fiz, fiquei e estou aqui… Vim ter com a mana (risos). Está a ser giríssimo. Nunca tínhamos contracenado. Damo-nos muito bem dentro e fora do plateau. E é giro, porque não podemos mostrar que somos irmãs na vida real.
Como é que a mana se está a portar?
Cátia Tavares — Muito bem! Está a ser um orgulho, mais uma vez, porque sempre fomos as maiores críticas uma da outra. Se os meus país forem ver uma estreia minha, fico calmíssima, mas se sei que a Mafalda está na plateia o caso muda de figura. Fico muito nervosa. Ela faz críticas construtivas. Agora, estamos a ajudar-nos mutuamente.
MT — Ainda estou a ambientar-me e como a Cátia está a fazer a série há um ano… ajuda-me muito.
CT — É óptimo podermos estudar as cenas Juntas. em casa. Temos o texto muito bem estudado quando chegamos ao plateau (risos).
Qual foi a reacção da Mafalda quando soube que vinha para os Morangos Com Açúcar — Agarra o Teu Futuro?
MT — Pensei: “Vou trabalhar com a minha irmã”, que para mim é muito especial.
CT — Na verdade, já dividimos o mesmo papel, mas sem contracenarmos. Nunca tivemos um desafio tão grande como este, que é não sermos irmãs e termos de partilhar o mesmo espaço. Está a ser maravilhoso. Nunca pensei que me pudesse dar tanto prazer representar com uma pessoa tão importante e especial, como ela. Somos as melhores amigas e sabemos, sem dúvida, tudo uma da outra.
E como é para os vossos pais terem duas filhas que são hoje em dia “moranguitas”?
CT — É graças a eles que nós estamos aqui. Cada degrauzinho que subimos é graças aos nossos pais. Eles dão-nos todo o apoio. A nossa mãe mudou-se para Lisboa e alterou toda a sua vida para poder acompanhar a Mafalda. Ela precisa de um acompanhamento diferente, por ser mais nova. O nosso pai vem cá sempre que pode. Se não fosse a nossa estrutura familiar, isto não era possível. Se não tivéssemos o apoio daqueles que gostamos, não estaríamos tão felizes e a aproveitar as coisas da maneira que estamos.
Mafalda, onde é que ficou a escola no meio deste grande desafio, com gravações constantes?
MT — Acabei o 10.° ano e agora congelei a matrícula, para poder dar-lhe seguimento rio próximo ano Lectivo. Prefiro aproveitar este momento e viver agora tudo isto e, depois, quando acabar, regressar à escola, porque também sei que é importante. Podia fazer as duas coisas mal, mas assim faço urna bem e depois a outra mais tarde, também bem. Sempre com o apoio dos pais…
CT — Com o apoio e com a consciência de que eles nos estão sempre a apoiar. Não nos deixam tirar os pés da terra. Temos sempre ali duas pessoas que nos aconselham. Temos de agradecer pela educação que nos dão. São os nossos ídolos!
E tencionam estudar algum dia fora do País, algo que está na moda entre alguns actores nacionais?
MT — Eu tenho medo de ir sozinha (risos). Ainda havemos de ir as duas. Quero ser como a minha irmã. Mesmo quando era pequenina, dizia que queria ser assim, como ela é.
CT — Mas hoje ela é mil vezes melhor do que eu era…
MT — Nada disso. Até parece. Há, sem dúvida, o sonho de estudarmos teatro musical. O palco para nós é inexplicável. Eu não me sinto quando É estou num palco.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Paixão na praia de Sara e Lourenço Ortigão



Na primeira semana de gravações de “Morangos com açucar” série 7 Férias de Verão, em plena praia de São Lourenço, na Ericeira, a revista TV 7 Dias testemunhou, in loco, o Amor que une os protagonista da série Juvenil da TVI
Na realidade, falta um mês e meio para acabarem as aulas, mas em Morangos com Açúcar os alunos da Escola D. Sebastião começam agora a gozar os primeiros dias das férias de Verão. Por isso, foi bem cedo que a TV 7 Dias chegou à praia de São Lourenço, na Ericeira, e se deparou com a equipa de produção e alguns dos actores da série juvenil da TVI.
Enquanto uns montavam o material na areia, os actores reviam pela última vez os textos e entregavam-se nas mãos das cabeleireiras e maquilhadoras. Apesar de ainda ser bem cedo, o calor apertava e convidava a um banho de mar. Os protagonistas, Sara Matos e Lourenço Ortigão, Margarida e Rui respectivamente, estavam muito bem-dispostos e mostravam uma grande cumplicidade durante as cenas — conforme se constacta pelas fotos.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sara Matos e Lourenço Ortigão

Fotos da Sara Matos

Entrevista de Lourenço Ortigão e Sara Matos à LUX nº 518


Até ao Verão do ano passado, Lourenço Ortigão e Sara Matos eram dois desconhecidos e estavam longe de imaginar que as suas vidas se iriam cruzar ao ponto de se apaixonarem um pelo outro. Lourenço estava de partida para o Algarve com os pais quando, por sugestão de um amigo, foi aos castings para a sétima série de “Morangos com Açúcar”. Já Sara, que estuda representação desde os 10 anos, foi em busca do seu maior sonho, ser actriz. Ainda que, nessa altura, tivessem objectivos de vida distintos, a verdade é que Lourenço e Sara foram-se conhecendo cada vez melhor e ganhando intimidade. É que, pouco tempo depois de se terem conhecido, os jovens actores estavam nos braços um do outro na pele de Rui e Margarida, os protagonistas da série. Talvez por isso, e também pelo facto de a relação de Lourenço com a cantora Mia Rose ter terminado, os rumores de que ele e Sara estavam apaixonados depressa surgiram. Bastante discretos, Sara e Lourenço não se quiseram precipitar e evitaram sempre falar da relação.
Discretos, Lourenço Ortigão e Sara Matos só agora decidiram assumir a relação que nasceu
nos bastidores das gravações da série da TVI.
“Damo-nos lindamente e estamos muito felizes e é isso que interessa neste momento,”Lourenço
Durante o fim-de-semana, a Lux encontrou os dois actores a passearem no Estoril e, a julgar pelas imagens, já não há margem para dúvidas de que o amor está no ar. Questionados sobre estas imagens de paixão, Lourenço Ortigão e Sara Matos confirmaram o namoro. “É tudo muito recente. Desde que nos conhecemos que nos tornámos amigos, mas a relação começou a evoluir e hoje estamos apaixonados.
Damo-nos lindamente e estamos muito felizes e é isso que interessa neste momento”, confessou o actor, acrescentando que o facto de trabalharem juntos em nada atrapalha o namoro: “É muito bom trabalharmos juntos. Por ter mais experiência, a Sara ajuda-me muito. Quando as nossas folgas coincidem, aproveitamos para estar juntos. Uma coisa é estarmos a trabalhar e outra é estarmos só os dois fora das gravações.”
Lourenço e Sara, ambos de 20 anos, conheceram-se nos castings para a sétima série
de “Morangos com Açúcar”, no Verão de 2009, e depressa se tornaram muito amigos e cúmplices
“O Lourenço é atraente, por isso acho natural que ele tenha muitas admiradoras,” Sara
Visivelmente apaixonada, Sara adianta: “Foi durante as gravações que nos apaixonámos. Já havia uma química ou algo dentro de nós, mas de que não nos tínhamos apercebido. A verdade é que surgiu tudo de forma muito natural. Conhecemo-nos quando iniciámos a série e ficámos como protagonistas. Apoiámo-nos muito um no outro e demo-nos logo bem. A amizade e a cumplicidade foram crescendo.” A viver a fase inicial do namoro de forma intensa, Lourenço e Sara preferem não fazer planos.
Acabado o namoro com a cantora Mia Rose, que durou cerca de dois anos, Lourenço Ortigão entregou-se a cem por cento à relação com Sara Matos. Depois de as suas personagens se apaixonarem na ficção, foi a vez de eles próprios assumirem os seus sentimentos na vida real
“Se fosse apenas pela beleza, tínhamos começado a relação mais cedo, porque ela é muito bonita! (risos),” Lourenço
“Demo-nos logo bem. A amizade e a cumplicidade foi crescendo,” Sara
“Sabemos o que estamos a fazer, estamos mais crescidos e queremos levar as coisas com calma. Obviamente que me quero entregar, se não nem sequer tinha entrado nesta relação, tal como a Sara”, diz Lourenço, que não poupa elogios à namorada: “A Sara tem uma personalidade que me agrada. É muito generosa, muito amiga e descomplicada, ou seja, é fácil lidar com ela. Tudo me agrada nela! Se fosse apenas pela beleza, tínhamos começado a relação mais cedo, porque ela é muito bonita! (risos)” O actor contou também à Lux que, em termos de feitio, ele e Sara têm “pouca coisa em comum”: “É óptimo porque nos completamos! Somos bastante diferentes e é engraçado porque não estávamos à espera que isto nos acontecesse… Mas esse acabou por ser um factor relevante na nossa aproximação. Como somos tão diferentes, acabamos por ceder e ouvir o que o outro tem para dizer.”
Apesar de terem feitios opostos, Sara e Lourenço complementam-se na perfeição e têm sabido gerir com facilidade
“Somos bastante diferentes e é engraçado porque não estávamos à espera que isto nos acontecesse…,” Lourenço
os horários exigentes das gravações da série da TVI. Nas folgas, os dois aproveitam para passear. Sem que nada tivesse mudado na relação profissional que mantinham, os protagonistas de “Morangos com Açúcar”, que no início de Abril vão começar a gravar a série de Verão, não escondem que estão a viver um momento especial. Sobre o facto de Lourenço ter milhares de admiradoras, Sara mostra-se tranquila: “Não é coisa em que pense. Se estamos na rua e o abordam, acabo por me rir porque acho que é um sinal de que gostam do trabalho dele. Ele é atraente e acho natural que tenha muitas admiradoras.”

Sara Matos A Margarida é uma lutadora



Sempre soube que queria ser actriz e desde os 10 anos que luta por esse sonho. Presentemente, Sara Matas é a protagonista da série VII de “Morangos com Açúcar”, a sua primeira experiência em televisão. Simpática, bonita e devertida, a jovem actriz conversou com a 100% Jovem sobre as metas que pretende alcançar, os seus gostos e… Margarida Bacelar, a sua personagem na novela. Sem mais demoras, para vocês, SA-RA MA-TOS!
Como surgiu a posibilidade de entrares nos “Morangos com Açúcar”?
Estou inscrita há algum tempo na base de dados da Plural (produtora que faz a novela para a TVI). Certo dia, chamaram-me para fazer um casting, correu bem, entretanto, fiz uma entrevista com o pessoal da produtora, segui-se o workshop e, por fim, fui escolhida para protagonista.
Antes de intregares o elenco da novela o que estavas a fazer?
Aos 15 anos, comecei a ter aulas de Expressão Dramática na Casa do Artista, em Carnide. Depois, acabei por ingressar na ACT, onde fiz um workshop de um ano, e terminei o 11º e o 12º na Escola Profissional de Teatro de Cascais. Actualmente estou no primeiro ano do Conservatório de Teatro e Cinema.
Porém, como estava no projecto teatral de Novos Actores, de Renato Godinho, só fiz as disciplinas teóricas.
Quer dizer que já fizes-te bastantes espetáculos de teatro. E em televisão?
Em televisão, “Morangos com Açúcar” é o meu primeiro trablaho – estou a gostar muito -, apesar de ser completamente diferente, adoro…
Já cantavas e dançavas antes?
Profissionalmente, não. Mas sempre gostei de dançar e cantar… canto todos os dias, mesmo quando estou sozinha. Mas na realidade sou actriz.
Como defines a tua personagem?
A Margarida é uma lutadora, tem muita garra e quer alcançar o seu maior objectivo que é se cantora. Ela vai enfrentar tudo e todos, inclusive o pai, para concretizar o seu sonho.
Como é que a tua família encara a profissão pela qual optaste?
Já estão habituados à ideia, até porque não me vejo a fazer outra coisa (risos).
Como reagiste quando te disseram que eras a protagonista?
Foi uma grande supresa, é uma rampa de lançamento… Os meus pais ficaram muito satisfeitos.
Tens irmãos?
Tenho três irmãos mais novos.
Como reagiram à tua entrada na novela?
A minha irmã ficou fascinada, maravilhada. Ela adora “Morangos”, “High School Musical”… Ficaram felizes por mim.
Eles também sonham ser actores?
Não, nenhum deles.
Alguém da tua família pertence ao meio artístico?
A minha mãe foi bailarina, mais ninguém.
És muito diferente da Margarida?
Sou. A Margarida faz tudo de cabeça quente, é muito emotiva e sensível. Eu sou mais ponderante e cautelosa.
Para vestires a pele da personagem, a tua imagem sofre grandes alterações?
Muito poucas, apenas me esticam o cabelo, que é naturalmente encaracolado.
Achas o Lourenço Ortigão parecido com o actor norte-americano Zac Efron?
Sim, tem algumas semelhanças.
O que gostas de fazer nos tempos livres?
Gosto de ir ao cinema, ler, passear, estar com os amigos… e adoro ???, representar.
Tens alguns cuidados com o teu corpo? Praticas desporto?
Não faço nenhuma actividade física há três anos, a não ser nas aulas de Expressão Corporal. Tenho pena, porque adoro desporto. Já pratiquei natação e equitação.
Gostas de música?
Sim, gosto muito.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Sara Matos fala sobre Lourenço Ortigão, seu par em “Morangos com Açúcar”.



A actriz protagonista da série juvenil da TVI garante que está solteira e que, ao contrário do que dizem os rumores, o romance não passou da ficção para a realidade
A poucas semanas de viajar para Londres onde vai gravar os primeiros episódios da temporada de Verão de “Morangos com Açúcar”, Sara Matos, a Margarida, protagonista de série, é uma jovem actriz cheia de adrenalina. Enquanto conversa com a tvmais, vai mexendo nos cabelos, dá pulinhos e, de vez em quando, solta uma gargalhada sonora. “Sou bem-disposta”, justifica. Pudera, aos 20 anos está a viver uma das fases mais frenéticas da sua vida: trabalha 12 horas diárias, tem ensaios de canto e dança e ainda arranja tempo para estudar os textos para o dia seguinte. E nem os rumores que dão certo o namoro com o colega, Lourenço Ortigão (o Rui da série), a desarmam.
“Não namoramos! Mas é natural que nos associem. Já aconteceu o mesmo com os outros pares protagonista”, diz, cheia de convicção. Apesar de tudo, é ponderada quando fala de Lourenço, que conheceu nas gravações: “É um bom colega, temo-nos ajudado a crescer como actores”. Por causa do ritmo de trabalho, o amor não é, aliás, uma das suas prioridades no momento e garante que está descomprometida e feliz. “Passo os dias entre os estúdios e a minha casa e raramente saio. E quando tenho folgas, aos domingos, prefiro fazer programas em casa com os amigos, vou ao teatro e ao cinema e pouco mais.” Talvez por isso não tenha ainda escutado muitos piropos na rua: “As pessoas reconhecem-me, mas não sou abordada muitas vezes. Mas também não vou para os centros comerciais. De vez em quando, pedem-me um autógrafo ou um beijinho, principalmente as crianças”, conta.
Guarda esses momentos com carinho e a fama não a assusta: “É sinal de que as pessoas sabem quem eu sou e vêem o meu trabalho”. Apesar de nunca se ter imaginado a fazer parte do elenco de uma novela, Sara está feliz: “Foi uma sorte, no meio de tanta gente, ter sido escolhida para os “Morangos”, ainda por cima para protagonista”, diz. Depois de concluir as gravações da série, a jovem espera ser convidada para outros papeis, mas garante que vai seguir o conselho dos pais. “A minha mãe sempre me disse que devo ter humildade e serenidade e é isso que tento fazer todos os dias”. A família é mesmo um dos seus portos de abrigo. E apesar de não ter herdado a vocação nem da mãe (educadora de infância) nem do pai (empresário), desde cedo sara revelou os seus objectivos. “Aos 10 anos disse que queria ser actriz. A minha mãe ainda pensou que este gosto pelo teatro fosse uma fase que passasse, não passou e não vai passar!”, conclui.
A família da ficção
Na pele de Margarida, Sara Matos é filha de Nuno Homem de Sá, que faz de Bacelar, e de Sandra Faleiro, Inês. Para a jovem actriz, é um orgulho poder contracenar com os dois actores. “Adoro-os. Admiro muito a Sandra e tenho aprendido imenso com ela. Trabalhar com o Nuno é muito difícil, mas também muito devertido, porque ele consegue contar uma piada e concentrar-se logo a seguir para a cena, enquanto que eu ainda estou a pensar na piada que ele acabou de contar”, revela, entre risos.

segunda-feira, 15 de março de 2010